Precious

Fevereiro 5th, 2010

Nunca tinha ouvido falar de Precious até saírem as nomeações para os Óscares deste ano.

Mas devia, porque já tinha ganho os prémios do júri e do público no Festival de Cinema de Sundance e isso normalmente é bom sinal.

Assim, sem saber quase nada sobre o filme, tratei de o encontrar e ver, e posso-vos dizer que é espantoso.

É a história de uma adolescente obesa, mãe ainda numa idade precoce, que denota imensas dificuldades de aprendizagem e com um longo historial de abusos, em casa e fora dela.

Refugia-se nos sonhos sempre que algo de mal lhe está a acontecer, como forma de protecção, e vai suportando assim a sua infeliz existência.

Grávida do segundo filho e com as condições sociais a degradarem-se dia após dia, vê numa escola com características especiais a tábua de salvação para a sua vida.

A partir daqui começa a sua luta para crescer, aprender e se tornar numa pessoa mais válida e numa boa mãe, capaz de sustentar os dois filhos.

É um filme muito forte, com uma grande carga dramática, bem suportado pelas performances extraordinárias de Gabourey Sidibe e Mo’nique, mas que também conta com as participações competentes (mais modestas mas ainda assim surpreendentes) de Mariah Carey e Lenny Kravitz.

Não se consegue ficar indiferente a este argumento, às representações e à realização e portanto está muito justamente no rol de favoritos para ganhar o Óscar de melhor filme este ano.


Trackback URI | Comments RSS

Leave a Reply

Name

Email

Site

Speak your mind