EucarisTV

Maio 18th, 2009

Poucos serão os países ocidentais que, numa grelha de canal aberto dos seus canais televisivos, encontram a missa dominical.

Pois bem, cá em Portugal os crentes podem escolher entre dois canais (RTP e TVI) que providenciam este serviço público.
A surpresa não está aqui.
A minha observação depois de ter deparado com uma missa a ser transmitida em directo na televisão este domingo é outra.
As missas têm relato!
Nunca tinha reparado nisto, mas como alguém se deve ter apercebido que a eucaristia é um bocadinho para o monótona, puseram um sacerdote em voz off a narrar os acontecimentos de tão animado evento.
Resultado: uma voz sussurada, monocórdica e melancólica vai dizendo o que se passa e torna tudo muito mais interessante.
Ou não!
Compreendo que seja útil para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção este programa, mas não as massacrem com o locutor, por favor!
É que ainda por cima não dão dados interessantes sobre estatísticas (número de óstias entregues por minuto, número de argumentos certos, número de eucaristias presididas na carreira, ou, para as mais beatas, número de assistências) ou informação táctica (como a utilização de diáconos nas alas, posicionamento no altar, antecipações na resposta ao sacerdote ou homilia atacante ou defensiva) ou mesmo técnica (imposição lateral de partículas, técnica de boca na comunhão ou a destrinça entre a técnica correcta perante a abordagem à cruz).
Então como resolver este problema?
Com a profissionalização do sector!
Criando uma EucarisTV seria possível angariar fundos para formar convenientemente estes relatadores de eucaristias, e toda a gente ficava mais bem servida e contentinha.
E podia-se inclusivamente passar eucaristias italianas (mais defensivas e conservadoras) ou inglesas (mais abertas e fluídas, o conceito de missa espectáculo no seu expoente máximo).
Acrescentem-se alguns programas de debate eucarístico com repetição e análise das passagens dominicais mais polémicas, alguns documentários sobre o interior das sacristias e um fórum vespertino e está criado um canal de sucesso.